quinta-feira, julho 04, 2013

Senado aprova nova distribuição de direitos autorais para obras musicais.

O plenário do Senado aprovou ontem quarta (3) projeto de lei que cria novas regras para a cobrança, arrecadação e distribuição de recursos pagos por direitos autorais na produção musical. Apoiado por vários artistas e produtores musicais, o texto destina 85% da arrecadação para os titulares dos direitos, como compositores e intérpretes.

O texto foi aprovado pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e entrou em tramitação de urgência. Agora, segue para votação na Câmara dos Deputados.

Pelo texto aprovado, a arrecadação de direitos autorais na música permanece concentrada no Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad), que poderá reunir várias associações de autores.

Mais de uma dezena de artistas e produtores musicais acompanharam no plenário toda a votação do proposta. À tarde, eles haviam se reunido com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) e outros parlamentares para pressioná-los em favor da aprovação. Estiveram no gabinete de Renan nomes consagrados como Roberto Carlos, Caetano Veloso e Erasmo Carlos. Eles também o Palácio do Planalto, para encontro com a presidente Dilma Rousseff.

Após a aprovação do texto principal da proposta, duas emendas foram aprovadas e alteraram o conteúdo da matéria. Uma delas modifica a norma para fiscalização, estabelecendo que o órgão fiscalizador deve ser do governo federal mas não necessariamente o Ministério da Cultura, conforme previa o texto substitutivo. A outra emenda determina que as emissoras de TV e rádio têm o prazo de dez dias para enviar relatório com a lista de músicas utilizadas.

Presente na reunião com Renan Calheiros, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, informou que ainda será definida como ocorrerá essa fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário