A época de ouro dos pen drives, que durante uma década foram
imensamente populares e se tornaram até objetos de fetiche, parece estar
chegando ao fim. Um estudo divulgado ontem sexta-feira (5) pela IDC
mostra que as vendas do produto caíram 6% no Brasil em um ano No
primeiro trimestre deste ano, por exemplo, foram vendidas 5,2 milhões de
unidades, bem menos do que o registrado no mesmo período de 2012. Parte
do problema vem da enorme demanda mundial por chips de memória flash,
usados em smartphones, tablets e outros aparelhos, o que encareceu o
preço dos pen drives em até 20%. Outro motivo, segundo a pesquisa, é a
diversificação das opções de ferramentas para armazenamento de arquivos.
“Os usuários que buscam este tipo de dispositivo podem comprar desde um
cartão SD até um robusto HD externo de alta capacidade”, diz Leonardo
Bueno Munin, analista da IDC, num comunicado da empresa. “E ainda temos a
opção de armazenamento na nuvem”, completa ele. “Esse deverá ser o
principal concorrente dos pen drives em alguns anos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário