segunda-feira, novembro 24, 2014

‘SALGANTE’: UM POSSÍVEL SUBSTITUTO DO SAL, MAS QUE MERECE CUIDADO.

Salgante: numa porção de 1,25 gramas (equivalente a 1/4 colher de chá), há 0,55 mg de potássio

Um ingrediente que serve para salgar os alimentos, mas não é sal. O produto em questão é o ‘salgante’, vendido há mais de dez anos nos Estados Unidos, e livre de sódio na sua composição. Desde setembro deste ano, é possível encontrá-lo nas prateleiras brasileiras. Um pote de 100 gramas sai por 16,90 reais.

Aprovado no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano, o ingrediente é formado principalmente de potássio – uma porção de 1,25 gramas (equivalente a 1/4 colher de chá), contém 0,55 mg de potássio, de acordo com a Anvisa. Para permitir sua venda nos mercados, o salgante foi avaliado pelo órgão como novo alimento, segundo as resoluções 16/99 e 17/99, por se tratar de uma classe de produto sem regulamentação específica – o que significa que é o único do gênero no país.

Por não conter sódio, composto que eleva a pressão arterial, o produto é vendido como uma forma alternativa para que hipertensos salguem os alimentos. Porém, estima-se que um terço dos pacientes hipertensos sofra de insuficiência renal. A ingestão em excesso do potássio é perigoso para pessoas com problemas no rim, uma vez que o órgão não consegue eliminar o excedente do mineral pela urina.

“Caso a pessoa tenha insuficiência renal, o potássio pode se acumular no corpo e provocar arritmias cardíacas fatais. Seria trocar um problema pelo outro”, explica Marcelo José de Carvalho Cantarelli, cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo. Apesar do perigo, não há nenhuma contraindicação na embalagem do produto.

Segundo Cantarelli, antes de incorporar na dieta um alimento rico em potássio como o salgante, é importante consultar um médico para verificar se os rins estão funcionando plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário