quinta-feira, janeiro 29, 2015

6 SUGESTÕES PARA CRIAR E REFORÇAR OS LAÇOS COM SEU BEBÊ.

Alguns pais apaixonam-se pelo filho assim que o aconchegam no colo pela primeira vez. Já outros demoram algum tempo a estabelecer uma relação emocional mais intensa com o seu bebê recém-nascido (dos 0 aos 28 dias de vida). Nestes casos, a ligação vai-se estabelecendo nos primeiros dias, à medida que o conhecimento mútuo se intensifica.

O que podem os pais fazer para fomentar este conhecimento mútuo e assim reforçar a ligação com o seu bebê recém-nascido?

1. A frágil personalidade do bebê.
Quando nasce, o bebê já apresenta alguns traços do que será a sua futura personalidade.

Alguns bebês são ativos e alerta. Outros são mais relaxados e quietos. Alguns sofrem e reagem mal se há alterações na rotina diária e no modo como cuidam deles. Outros sentem intensamente a perturbação dos adultos próximos e podem ficar ansiosos, difíceis de acalmar e com mais necessidade de atenção.

Saber reconhecer estes traços, o que deixa o bebê mais ou menos confortável, exige tempo, dedicação e muita atenção. As pistas estão lá, é importante que os pais aprendam a decifrá-las.

2. Alimentar e cuidar a relação.
As rotinas diárias como alimentar, mudar a fralda, conversar, cantar, massagear, despir e dar banho, adormecer ou apenas olhar para o bebê em silêncio e tranquilamente contribui para a criação de uma relação de grande intimidade entre os pais e o bebê.

Todas as oportunidades de contacto devem ser aproveitadas para mimar. Rapidamente, o bebé vai perceber as suas intenções e sentimentos e reagir de acordo com eles. Vai olhar para si com o mesmo olhar e brincar consigo estendendo as suas mãozinhas à procura do seu toque.

3. Conversa de bebê.
O recém-nascido já consegue distinguir claramente a voz dos pais, especialmente a voz da mãe (que já reconhece mesmo antes de nascer), o que o tranquiliza.

Ouvir a sua voz, fale ou não diretamente para ele, deixa-o seguro e tranquilo. “Quem cuida de mim está por perto. Está tudo bem.” Rapidamente, o bebê começa a corresponder e a comunicar: palavra, agita os braços, provoca, faz barulhinhos com a boca…

Responda-lhe na mesma língua. Comunique com o bebê da mesma forma que ele comunica consigo. “Use o “maternalês”, linguagem simples e fácil compreensão e pronunciada de forma correta e exagerada para captar a atenção do bebê. É uma linguagem mais expressiva, mais melodiosa, com maior entoação e diferenças de intensidade.”*

4. A necessidade de aconchego.
O recém-nascido precisa de estar bem aconchegado para se sentir seguro. Afinal, passou a sua breve vida enrolado no ventre materno, quente, bem alimentado, confortável. Não tinha que chamar a atenção para as sua necessidades nem que se esforçar para obter o que precisava para crescer, não sentia frio, nem fome, nem cólicas, nem medo de estar sozinho…

Para alguns bebês o momento do banho é o verdadeiro drama. Se ficam despidos, precisam do aconchego dos braços da mãe para se acalmarem.

À medida que as semanas passam e o desenvolvimento motor avança, o bebê perde esta necessidade do “embrulho” e começa a sentir-se mais confortável com roupa mais solta que lhe permite mexer-se à vontade, alteração que se dá por volta dos 2 meses de idade.

5. As aptidões motoras do bebê.
O recém-nascido mantém as mãos fechadas até por volta das 6 semanas de vida. A partir dessa altura, começa usá-lo para explorar tudo à sua volta. Com a descoberta das mãos, abrem-se mil oportunidades para brincar.

Muito mais cedo do que pensa, o seu bebê vai manter a cabeça levantada (se bem apoiado) e antes que dê por isso, rebola sobre si próprio, senta-se (apoiado), gatinha e começa a andar…

Aos 3 meses de idade, o passatempo preferido do bebê é descobrir e agarrar e levar à boca as suas próprias mãos e pés. Rapidamente, a  coordenação motora afina-se, apesar de ainda precisar de aprender a coordenar o que vê com o que quer tocar.

6. Conhecer, explorar e interagir com o mundo.
O recém-nascido precisa de muito pouco para ser feliz. Aconchego, um sono saudável, refeição a horas, muitos mimos e companhia resultam na perfeição. O seu bebê nasceu com todos os sentidos bem despertos. Brincadeiras simples e gestos gentis ajudam-no a ganhar confiança e a estabelecer uma ligação com quem cuida e interage com ele.

Algumas ideias que pode experimentar para estimular e conhecer ainda melhor o seu bebê:
  • Segure um livro de tecido e mostre-o ao bebê. Descreva baixinho as cores, conte uma história ao ouvido e ajude-o a tocar levemente nas páginas, com as pontinhas dos dedos.
  • Mostre-lhe um brinquedo de modo a que lhe possa tocar para sentir as texturas. O recém-nascido vê os objetos a cerca de 30cm de distância (aproximadamente a distância entre o seu rosto e o da mãe quando está a ser amamentado).
  • Agite suavemente um brinquedo com som e movimente-o delicadamente de um lado para o outro, incentivando o bebê a virar-se ao encontro do som.
  • Com uma fita de cetim ou a ponta de um tecido delicado, estimule suavemente as palmas das mãos e dos pés, enquanto lhe fala baixinho.
  • Compre brinquedos adequados à idade do bebê, com texturas e com cores de alto-contraste, especialmente preto e branco ou preto e cores primárias (vermelho, azul e amarelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário