quinta-feira, janeiro 29, 2015

85% dos consumidores da classe C controlam orçamento e nível de endividamento, revela pesquisa.

Uma pesquisa inédita da Boa Vista SCPC em parceria com o programa Finanças Práticas revelou que 85% dos consumidores da classe C entrevistados têm o costume de controlar o quanto ganham e gastam no mês. O levantamento eletrônico realizado com mil consumidores em todo o Brasil buscou mapear a classe C em seus hábitos de consumo e controle das finanças.

Dentro desse universo da classe C, 79% avaliam o quanto do orçamento já está comprometido até o pagamento da última parcela, antes de efetuarem uma nova dívida, 94% realizam pesquisa de preço antes de uma compra, e 72% levam em consideração se o valor da parcela caberá no orçamento.
Conscientes em relação às compras, 57% afirmam que as ofertas não influenciam de forma determinante na aquisição de um bem ou produto, além do planejado. Dos respondentes, 67% costumam ler tabloides e folhetos de lojas e supermercados em busca de ofertas, e declaram que a maior parte dos produtos adquiridos é decorrente de promoções, 83% preferem qualidade a preço, e 69% optam por lojas com variedades, mesmo que tenham que se deslocar para isso. “Esses comportamentos revelam que a maioria dos consumidores vem usando as informações e promoções a seu favor, e não consumindo por ímpeto, arriscando o controle de seu orçamento e a sua reputação no crédito”, analisa o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado.

Na autopercepção sobre os hábitos de consumo, 54% da classe C declaram-se equilibrados, 12% econômicos e 27% consumistas. As mulheres e os consumidores sem filhos são os que se declaram mais consumistas, com 35% e 29% das menções, respectivamente.

“Os consumidores estão cada dia mais atentos ao seu orçamento e à importância de cultivar hábitos financeiros saudáveis. O programa de educação financeira da Visa, o Finanças Práticas, vai ao encontro desta necessidade, trazendo conteúdo relevante com uma linguagem simples e direta, e consequentemente ajudando o consumidor a se organizar melhor”, explica Rogério Signorini, diretor sênior de Produtos da Visa do Brasil.

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