terça-feira, janeiro 27, 2015

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DOS FRUTOS DO MAR.

Você conhece os benefícios dos frutos do mar?
Os frutos do mar e os peixes são os maiores protagonistas dos pratos neste verão e a boa notícia é que são alimentos benéficos para saúde. Os peixes, camarões, siris, lulas, polvos, ostras, mariscos e mexilhões fortalecem o sistema imunológico, contribuem para a redução dos níveis de colesterol, evitam o diabetes, ajudam na formação de músculos e protegem contra doenças cardiovasculares.

Porém, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente na hora de prepará-los. Os peixes, por exemplo, precisam ser consumidos grelhados ou assados, de preferência acompanhados de molhos leves, arroz, purês e vegetais. Isso porque quando o peixe é frito, apesar de ser saboroso, ele fica muito gorduroso e não traz tantas vantagens para o organismo. Evite também a versão à milanesa, por ser ainda mais calórica que a frita, pois leva farinha e óleo para empanar, além do óleo usado na fritura.

Com relação aos frutos do mar, é preciso cautela também com cada tipo. No quesito quantidade de calorias, os campeões são lagosta, siri e camarão. Já, os menos calóricos são ostra, marisco e polvo. De qualquer forma, não se esqueça de que a melhor maneira de consumi-los é na forma de grelhado ou cozido. Dessa forma, você evitará que a gordura faça mal ao seu corpo.

Todos os frutos do mar, em especial a lagosta, o camarão e o siri, são ricos em proteínas, que são fundamentais para o nosso corpo, pois oferecem aminoácidos, que ajudam a construir novos tecidos, como o muscular. Além disso, formam enzimas, hormônios e anticorpos. Eles também são ótimas fontes de vitaminas do complexo B e minerais.

Outro integrante saudável desses alimentos são as chamadas gorduras boas. Os destaques vão para o siri, o mexilhão e o camarão. Por outro lado, o colesterol está presente nos frutos do mar e precisa ser controlado. Em altas quantidades, a substância está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os campeões na oferta são lula e camarão. Já a ostra tem uma baixa quantidade da gordura, seguida do mexilhão e do marisco.

Um cuidado especial deve ser tomado na hora de consumir frutos do mar. É importante escolher locais de boa qualidade para comprar esses alimentos. Eles devem ser mantidos sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo, sobretudo na época de calor.

Preste sempre atenção também na aparência do peixe: a pele deve estar úmida e aderida à carne e as escamas precisam estar firmes e brilhantes. Já, a cor tem que ser característica da espécie. E, lembre-se, nunca compre peixe com odor muito forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário