sábado, janeiro 31, 2015

“Alimentação saudável não é apenas modismo”, alerta especialista.

Adquirir hábitos saudáveis é uma tarefa que requer muito empenho, disciplina e acima de tudo acompanhamento profissional. A nutricionista Denise Sá explica que para seguir uma alimentação saudável, o primeiro passo é ter em mente que essa mudança deve fazer parte de um processo e não apenas um modismo de verão.

A especialista diz que o acompanhamento profissional é um passo importantíssimo nesse processo, uma vez que a elaboração de um plano alimentar é algo específico e depende das demandas calóricas de cada indivíduo. “Cada pessoa tem uma demanda particular de proteínas, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas”, complementa Denise.

Segundo a nutricionista, a alimentação saudável vai muito além de manter a boa forma física. Para ela, o fator preponderante é a redução de doenças como a diabetes, problemas cardiovasculares e a tão temida obesidade. “No geral, a alimentação saudável tenta aliar uma boa educação alimentar com a prática regular de exercícios físicos”, explicou.

Ainda de acordo com Denise Sá, uma alimentação adequada está pautada na ingestão de alimentos que nutram as necessidades do organismo. Frutas, verduras e legumes são ótimos exemplos de alimentos que ajudam a regular as funções do corpo.
 
A especialista explica que esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, responsáveis pela sensação de saciedade, mais indicados para quem quer perder peso. Outra boa dica é evitar o consumo de líquidos durante as refeições, pois além de atrapalhar a digestão, vai causar a dilatação do estômago, fazendo com que a pessoa coma mais.

A busca por uma vida mais saudável está diretamente associada a uma boa alimentação. Segundo Denise, se engana quem pensa que para emagrecer e ficar em forma basta não comer. “Esse é maior mito de todos. Tanto para quem quer desenvolver o corpo, quanto para quem quer reduzir as medidas, a alimentação é chave principal”, esclarece ela.

No entanto tal alimentação deve ser moderada e equilibrada. O ideal, segundo Denise é alimentar-se pelo menos cinco vezes ao dia e no mínimo de três em três horas. “É importante não pular as refeições. As pessoas acham que tem que parar de comer para emagrecer, isso até pode acontecer, mas não de forma saudável. Nosso corpo é inteligente, se você não come ele vai conseguir achar um jeito de estocar energia para ele”, observou.

Para a especialista não adiante seguir todas essas dicas se não tiver paciência e disciplina. Segundo ela, nada acontece do dia para na noite e sim de forma planejada e consciente. “Eu particularmente não gosto de chamar de dieta e sim de alimentação saudável, algo que a pessoa vai levar para o resto da vida”, ponderou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário