segunda-feira, setembro 28, 2015

Projeto de Pesquisa aborda migrações internacionais no Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) colabora com o Projeto de Pesquisa sobre migrações internacionais recentes no Brasil.

O estudo conta com financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e tem apoio das universidades de Lisboa e de Coimbra, (Portugal) por meio do projeto “Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa” (REMIGR/PUC-MG).

A coordenação geral da pesquisa é desenvolvida pelo professor Duval Magalhães Fernandes, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). No Rio Grande do Norte as atividades contam com a participação do professor Ricardo Ojima, pertencente ao Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.

O objetivo maior desta pesquisa é contribuir na definição de políticas públicas relacionadas com os fluxos migratórios recentes para o Brasil, considerando a imigração de portugueses, analisando os projetos migratórios diversos que incluem a permanência definitiva, a circularidade e o trânsito dessas pessoas e suas famílias.

O publico-alvo da pesquisa é formado por portugueses que chegaram ao Brasil com visto de permanência ao amparo da Resolução Normativa nº 84, do Conselho Nacional de Imigração - CNIg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário