terça-feira, outubro 06, 2015

Audiências de custódia no RN devem reduzir número de novos detentos em 40%.

A audiência de custódia a ser implementada no RN vai reduzir em até 40% o número de novos detentos no sistema prisional do estado, que passa por uma grande crise. A informação é da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc/RN), que se pronunciou através da sua assessoria de comunicação. O novo procedimento passará a funcionar a partir da próxima sexta-feira (09) com a assinatura do termo de adesão entre o Tribunal de Justiça do RN e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com a implantação do procedimento, os presos em flagrante em Natal deverão ser apresentados a um magistrado em um prazo de até 24 horas após a lavratura do seu auto de prisão, para que o juiz faça uma análise inicial sobre a legalidade do procedimento e a necessidade de sua permanência na prisão ou a imposição de medidas alternativas ao cárcere.

De acordo com a Sejuc, adoção do procedimento pela Justiça do RN vai desafogar unidades prisionais que passam por problemas de superlotação. “Esse é um dos caminhos que visam amenizar a crise instalada no sistema carcerário”, informou a secretaria através de sua assessoria.

Para o delegado geral de Polícia Civil, Stênio Pimentel, o procedimento vai retirar até 100% dos presos custodiados nas delegacias de plantão da capital. De acordo com ele, a novidade representa um grande avanço para a segurança pública potiguar.

Pimentel diz enxergar a medida de forma positiva, uma vez que vai encurtar o caminho do preso do momento do flagrante até a aplicação da pena atribuída ao crime cometido. “Isso vai dar maior celeridade ao processo. Uma vez feito o procedimento de flagrante, o suspeito será encaminhado ao Itep para outros procedimentos e em seguida entregue na Central de Custódia, sob responsabilidade da Secretaria de Justiça”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário