domingo, outubro 04, 2015

Nu de Stênio é tapa na cara do preconceito contra vida sexual do idoso.

Stênio Garcia, 83, e a mulher, Marilene Saade, 47, foram surpreendidos, na terça-feira (29), com a notícia de que fotos em que apareciam nus haviam vazado na internet. Além de terem a intimidade exposta, os dois, desde então, passaram a ser alvo de comentários maldosos nas redes sociais e nos sites de notícias. "O velho tá só o pó da rabiola", " o cara estava na sacanagem, mas é um senhor já" e "o povo que devia processar vocês por divulgar aquelas imagens, meus olhos sangram" foram algumas das manifestações geradas com o episódio. Segundo os especialistas, a reação deixa claro o preconceito contra a vida sexual do idoso.

A visão do idoso aposentado, encostado e recluso ainda é muito presente no inconsciente da sociedade do que pessoas mais velhas curtindo a vida e sendo sexualmente ativas. "O preconceito, com certeza, é maior por eles serem um casal mais velho. Se fosse com alguém jovem, os comentários não passariam de curtição", afirma Beltrina Côtre, coordenadora e assessora do mestrado de gerontologia social da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

Segundo Beltrina, o que acontece no Brasil é uma inversão de valores. A vítima passa a ser tratada como culpada da situação. "Os comentários maldosos deveriam focar naquele que invadiu a privacidade do casal, independentemente da idade, e veiculou essas imagens, que só interessavam a eles."

Para a psicóloga Raquel Staerke, professora do Centro Universitário Celso Lisboa, no Rio de Janeiro, a questão mais grave e lamentável desse episódio não é só o preconceito, mas, sim, a insensibilidade atual da humanidade.

"O Stênio e a mulher não tiveram intenção de expor a intimidade deles, e as pessoas não conseguem reconhecer o sofrimento que o casal deve estar passando. A sociedade está se distanciando da solidariedade e do altruísmo", fala Raquel.Via bol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário