A
Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – serviço criado pela
Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República
(SPM-PR) em 2005, registrou mais de 4 milhões de atendimentos. O
objetivo é receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre
os serviços da rede, orientar as mulheres sobre seus direitos e
legislação vigente.
A
secretária explicou como funciona a política de atendimento e reforçou a
importância das campanhas contra o abuso sexual em transportes
públicos. Segundo ela, a Casa da Mulher Brasileira será construída em
todas as capitais para dar acompanhamento às mulheres que sofrem
agressões.
“Nós
recebemos ligações 24 horas por dia, efetivamente é um atendimento que
funciona em três dimensões, orientação, informação, denúncias e
encaminhamentos para serviços especializados. De acordo com o relato
vamos responder às demandas”, disse.
Aparecida
falou ainda sobre a abordagem da violência contra a mulher na mídia e
no Enem. “O aumento das denúncias tem sido positivo, precisamos investir
em mudança de comportamento e cultura, com o objetivo de divulgar mais
textos e programas que abordem o tema.” A secretária acrescentou que
não podem ser consideradas normais músicas, filmes e novelas que
evidenciam agressão contra a mulher, os negros, homossexuais e demais
formas de violência.
Além
da necessidade de educar às pessoas e ensinar que a agressão é crime, a
secretária disse que é necessária a conscientização da sociedade para
que as pessoas percam o medo de denunciar as agressões. O investimento
em campanhas de educação e a conscientização em serviços especializados
para acompanhamento das mulheres agredidas são fatores que faltam em
grande parte dos municípios do país.
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