domingo, novembro 29, 2015

Papa chega à República Centro Africana, dividida entre cristãos e muçulmano.

O papa Francisco aterrissou na manhã deste domingo na capital da República Centro Africana, Bangui, para sua última parada na visita à África. Ele encontra um país dividido pelos conflitos entre cristãos e muçulmanos e deve visitar ainda hoje um campo de refugiados onde uma comunidade cristã procura se proteger da onda de violência. Na segunda-feira, o pontífice vai a uma mesquita que também se tornou abrigo para muçulmanos que foram expulsos de suas casas.

Havia receios de que o papa pudesse cancelar a visita à República Centro Africana, após os últimos episódios de violência na capital, que já deixaram mais de 100 mortos desde o fim de setembro. Somente cerca de 15 mil muçulmanos continuam morando em Bangui, em meio a ataques que forçaram mais de 100 mil a deixar a cidade. Nos últimos dois anos, o número de refugiados no país chega a quase 1 milhão.

Muitos esperam que a mensagem de paz e reconciliação trazida por Francisco possa ajudar a estabelecer uma trégua neste país de 4 8 milhões de habitantes. A presidente Catherine Samba-Panza disse neste sábado que o papa está sendo aguardado como um “mensageiro da paz”. “Muitos centro-africanos esperam que as mensagens que ele trará inspirem uma mobilização nacional e ajudem nossos cidadãos a aceitarem uns aos outros, aprendendo a viver juntos e avançando na reconstrução do nosso país”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário