quinta-feira, dezembro 03, 2015

Médicos orientam sobre cuidados com crianças portadoras de microcefalia.

Em meio ao crescente surto de microcefalia no RN, que registra até o momento 89 casos notificados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), muito tem se falado sobre as causas e as formas de combate a doença. No entanto, o acompanhamento à criança portadora da doença e o tratamento adequado para o seu desenvolvimento também é uma questão que requer atenção.

De acordo com a médica pediatra Ariane Figueiredo, além de ter a cabeça menor do que o normal, uma criança com microcefalia apresenta um quadro de retardo no desenvolvimento intelectual e motor.

Esse quadro de retardo pode causar alterações físicas como dificuldades para andar, problemas na fala, hiperatividade e convulsões.

A especialista alerta que, diferentemente do que muita gente pensa, uma criança com microcefalia pode ter uma vida normal, mesmo com essas limitações.

Para isso, Ariana Figueiredo esclarece que é muito importante iniciar o tratamento assim que a doença for identificada. “Não existe tratamento clínico, mas é muito importante que a criança tenha acompanhamento neurológico e de outros profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais”, disse.

Esses profissionais são importantes para proporcionar os estímulos necessários para o desenvolvimento da criança. Ela esclarece ainda o acompanhamento pode variar de acordo com cada caso.

“Existem crianças que podem apresentar dificuldades com a fala, outras que eventualmente poderão ter maiores dificuldades para caminhar. Isso vai direcionar a forma como deverá ser conduzido o tratamento da microcefalia”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário