segunda-feira, novembro 30, 2015

Dilma discursa nesta segunda-feira na abertura da C0P-21.

A presidente Dilma Rousseff discursará nesta segunda-feira, 30, na abertura da 21ª Conferência do Clima (COP-21), em Paris, da qual participarão 153 chefes de Estado e de governo de todo o mundo. Trata-se do maior evento já organizado pela Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), superando a COP-15, realizada em 2009 em Copenhague, na Dinamarca. Neste domingo, 29, a presidente se reuniu à tarde com os líderes de Noruega e Bolívia, e não prestou homenagem aos mortos dos atentados de 13 de novembro na França.

Segundo o assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, seu discurso na COP-21 já estava pronto na chegada, mas seu conteúdo não foi divulgado. Ainda conforme o assessor, a presidente não pedirá em seu pronunciamento um acordo “legalmente vinculante”, cujo cumprimento seja obrigatório. “O texto não entra nesse detalhe”, explicou Garcia, afirmando que o tema é alvo de negociações entre delegados governamentais.

De acordo com a presidência, Dilma deve discursar entre 12h e 12h30, horário de Paris – entre 9h e 9h30 em Brasília. Mas a organização da convenção diz que a previsão é de que o pronunciamento aconteça às 14h45, ou 11h45 em Brasília.

No sábado, a presidente jantou na residência do embaixador do Brasil em Paris, Paulo de Oliveira Campos. Hoje, Dilma passou o dia no Hotel Bristol, onde a delegação brasileira está hospedada. Ela teve reuniões bilaterais no fim do dia com Erna Solberg, premiê da Noruega, e com Evo Morales, presidente da Bolívia. Um encontro com o presidente do Equador, Rafael Correa, foi adiado para esta segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário