segunda-feira, novembro 30, 2015

RN terá campanha contra Aedes Aegypti e novas diretrizes para microcefalia.

Preocupado com o grande número de casos de microcefalia surgidos no Rio Grande do Norte nos últimos três meses – 60 ao todo – de acordo com a Sesap, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, se reuniu com o adjunto, Haroldo Vale, e técnicos de saúde para discutir o assunto e traçar novas diretrizes de trabalho.

A preocupação dos gestores estaduais aumentou após o Ministério da Saúde ter confirmado a relação entre a doença e o Zika vírus, através de exames em bebê nascido no Ceará com microcefalia, em amostras de sangue e tecidos.

Como primeira medida adotada na reunião com o secretário adjunto, Lagreca solicitou uma audiência que será realizada nesta terça-feira (1) junto ao Gabinete Civil, com o governador Robinson Faria, a situação da doença no estado.

Na ocasião o secretário de Saúde vai propor ao governador que se faça uma campanha de esclarecimento para a população dos perigos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças exantemáticas como a Dengue, Zika, Chikungunya, Guillain-Barré e até mesmo a Febre Amarela.

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma reunião extraordinária para discutir como deverá ser feita a campanha. Dentro dessa estratégia será proposto ainda o engajamento da sociedade civil, bem como da Igreja, escolas públicas e privadas e orientações à população de como se prevenir do vetor nas contas de água e luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário