terça-feira, dezembro 01, 2015

Apesar de alerta sobre votação, TSE mantém cronograma da urna eletrônica.

Apesar do anúncio de que as eleições em 2016 deverão ser feitas com voto manual, o Tribunal Superior Eleitoral não cancelou os editais de convocação para testar a segurança da urna eletrônica. Os testes estão previstos para março. Para especialistas ouvidos pela reportagem, o anúncio do TSE soa muito mais como alerta, sendo improvável o Brasil dar um passo atrás.

“Acho que isso foi mais um recado pela atual conjuntura que se vive. Esse retrocesso não tem só efeitos internos, mas internacionais, diante do avanço que a Justiça Eleitoral já teve. Retroceder seria um estrago”, comentou o advogado Erick Pereira.

Membro da comissão de segurança da urna eletrônica, formada por membros do Judiciário e OAB, ele comentou ainda que os testes de inviolabilidade da urna estão mantidos. “Eles acontecerão em março do próximo ano”, revelou, analisando ainda os prejuízos internos.

“Houve um tempo para o eleitor aprender a votar na urna eletrônica. Como usar a urna de papel de novo? O tempo de apuração, que é o grande marco de nossa eleição, seria comprometido, voltando a quatro dias para o resultado. Isso seria um grande erro”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário