quinta-feira, junho 25, 2015

Cresce morte de bebês por sífilis congênita no Brasil.

O número de morte em bebês por causa da sífilis congênita vem aumentando significativamente no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2011 e 2013, 419 bebês com menos de um ano morreram em decorrência da sífilis transmitida pela mãe. O número choca pelo fato da doença ter tratamento simples. 

O Brasil sofre uma epidemia da doença e o medicamento mais eficaz para tratá-la, a penicilina benzatina, conhecida pelo nome comercial Benzetacil, está em falta no País. Somente em São Paulo, entre 2007 e 2013, o número de notificações da doença cresceu mais de 603%.

"A situação da sífilis no País é alarmante, principalmente nos casos congênitos porque a criança que nasce com a doença pode não resistir e pode também ter um comprometimento significativo à saúde, inclusive problemas neurológicos. Para os adultos, apesar de causar alguns problemas, a doença não chega a levar a morte", explicou Angélica Espinosa Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e coordenadora do Comitê de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíves) da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário