segunda-feira, agosto 31, 2015

Rio Grande do Norte ganha primeiro laboratório de reprodução animal.

O Rio Grande do Norte vai receber o primeiro Laboratório de Melhoramento Genético Animal, o IBS GEN. O espaço é uma parceria do Sebrae no Rio Grande do Norte com o Instituto BioSiostêmico (IBS). O Laboratório possibilitará aos produtores de bovinos do estado, o acesso a uma das mais modernas biotecnologias de reprodução do mundo, a Fertilização In Vitro (FIV), e vai ajuda-los a enfrentar a estiagem, repovoando o rebanho de corte e leite potiguar.

A inauguração oficial para a imprensa acontece na próxima terça-feira (1), às 10h, na sede do laboratório, localizado na Rua Francisco Aires de Carvalho, em Neópolis, Zona Sul de Natal. Além dos representantes do Instituto BioSistêmico e do Sebrae, vão participar do encontro, representantes do Governo do Estado e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Secretaria de Agricultura, Pecuária e da Pesca (Sape); RN Sustentável; Banco do Nordeste; Caixa Econômica Federal; Banco do Brasil; Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn); Associação Norte-Rio Grandense de Criadores (Anorc); Agência de Fomento do RN (AGN); além de representantes dos núcleos de raças e demais sindicatos ligados ao segmento.

Há quatro anos, o Sebrae coordena, juntamente com o IBS, as ações Gene Leite e Gene Corte, através do Projeto Leite e Genética, levando para o homem do campo a tecnologia da FIV através da Vaca Móvel, Rufião Móvel e Agromóvel. Com o laboratório instalado em Natal, vai facilitar ainda mais os atendimentos desses projetos, ampliando o acesso dos produtores a essa importante tecnologia, que antes era levada ao Laboratório da cidade de Rio Preto, em São Paulo. O projeto tem o objetivo de desenvolver a produção leiteira e de corte, melhorar a gestão econômica rural, promover o manejo nutricional e sanitário do rebanho e, a partir daí, melhorar o potencial genético da criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário