sexta-feira, março 10, 2017

Caixa não abrirá aos sábados no RN.

Os empregados da Caixa decidiram, em assembleia no dia 7 de março, que não aceitam trabalhar aos sábados. Portanto, a Caixa Econômica Federal não irá abrir aos sábados no RN.

Conforme o Art. 224 da CLT, a jornada de trabalho dos bancários é de seis horas contínuas nos dias úteis, “com exceção dos sábados”, somando 30 horas por semana. As exceções a esta regra, previstas no Decreto 27.048/49, dispõem sobre “motivo de força maior ou para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis (…)”. O que não é o caso.

Para abrir aos sábados a Caixa enviou ofício ao Sindicato dos Bancários do RN solicitando autorização, o que foi negado, baseado na Lei e nos Acordos da categoria. Mesmo assim, a Caixa insistiu e solicitou mediação na SRTE no dia 17 de fevereiro. Para facilitar a solução do impasse o mediador sugeriu que o Sindicato convocasse uma assembleia, o que ocorreu no dia 7 de março. A Superintendência da Caixa no RN se empenhou em convocar pessoas favoráveis a abertura para comparecer a assembleia, contudo, o resultado legitimou a posição do Sindicato e os trabalhadores se recusaram a abrir as agências aos sábado.

No dia 8 de março o Sindicato voltou a SRTE para apresentar o resultado da assembleia, mas a Caixa faltou à audiência e insiste na abertura, por isso, assim como ocorreu no dia 18 de fevereiro, a Caixa não abrirá no RN.

Quanto ao pagamento das contas inativas do FGTS

– quem é correntista da Caixa terá os valores creditados em conta;

– quem tem o cartão cidadão poderá sacar diretamente nos terminais de autoatendimento;

– todos os dias as agências estão funcionando por duas horas a mais para atender a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário