sexta-feira, março 10, 2017

Seminário debate internacionalização das universidades.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva Cruz, presidiu nesta quarta-feira, 8, na Universidade Federal de Pernambuco, o I Seminário Regional Nordeste sobre o projeto de internacionalização das Universidades, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na ocasião, a Diretoria de Relações Internacionais da Capes apresentou aos pró-reitores e diretores de relações internacionais de universidades do Nordeste o documento básico e o questionário a ser enviado até o próximo mês pelas instituições.

Angela Paiva, que também exerce a presidência da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior, colocou que o seminário é uma ótima oportunidade das universidades exercerem sua autonomia, pois a elas cabe definir o projeto estratégico de internacionalização de cada instituição. Para ela, a internacionalização é um trabalho conjunto e que precisa ser pensado a longo prazo.

“Deve haver o envolvimento das pró-reitorias de pós-graduação e de pesquisa junto com as diretorias de relações internacionais, e nos momentos apropriados ocorrer a participação das pró-reitorias de graduação, extensão e inovação. O projeto de internacionalização da instituição deve ser planejado e preparado em um horizonte de quatro anos com foco na excelência acadêmica, a começar da pesquisa e da pós-graduação”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário