sexta-feira, março 10, 2017

PROJETO #QUEROAPRENDER AJUDARÁ ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO RN.


Um dos desafios da Educação é criar estratégias que melhorem a aprendizagem dos estudantes. Atento a isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, inicia a execução do projeto #QueroAprender, que visa ampliar o acesso a conteúdos didáticos, buscando consolidar os conhecimentos básicos que o aluno da Rede Estadual deve ter construído ao final de alguns anos de escolaridade. O projeto #QueroAprender será dividido por etapas. Para a primeira fase, a SEEC contou com a coordenação voluntária do professor João Maria de Lima, idealizador do projeto Conexão Enem, que reuniu um grupo de professores da Rede Estadual e especializados nas diferentes áreas do conhecimento para discutir e elaborar apostilas com resumos de exercícios que abrangem conteúdos obrigatórios destinados ao Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e Ensino Médio. As apostilas, que já se encontram disponíveis, são divididas em português, matemática, física, química e biologia, feitas de acordo com cada ano ou série de ensino.

A Secretaria de Educação orienta que cada escola realize encontros para conhecer, discutir e decidir se utilizará o material. Cada módulo deve ser trabalhado, preferencialmente, nos primeiros trinta dias de aula de cada semestre, a fim de retomar e fortalecer os principais conteúdos do ano anterior nas turmas de 8º e 9º anos e Ensino Médio.  “As apostilas contém uma variedade de exercícios e, em alguns casos, breves explicações sobre os conteúdos, dicas de estudo, espaço para anotações. O aluno poderá ver esse material antes das aulas. Isso ajudará o seu ritmo de estudo e facilitará o seu processo de aprendizagem”, explicou a professora Cláudia Santa Rosa sobre os conteúdos do #QueroAprender.



Dentro das ações de continuidade do projeto, os professores e alunos terão acesso à plataforma Escolas na Rede, por meio da página www.escolasnarede.seec.rn.gov.br, para acesso a conteúdos que ajudarão no planejamento das aulas, fonte de pesquisa e estudos, além de outros recursos pedagógicos disponíveis para dinamizar as aulas e o ato de aprender. 


A segunda etapa do #QueroAprender também mira no fortalecimento das aprendizagens que sofreram prejuízos, por fatores diversos, durante o ano letivo. Utilizando videoaulas e vídeos conceituais, os alunos poderão ter acesso a dicas importantes em cada área do conhecimento, resolução de exercícios e a discussão de conteúdos. Um quiz preparatório para o ENEM será realizado para que os alunos possam medir o seu grau de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário