terça-feira, agosto 24, 2010

Orkut permite que usuário divida contatos em grupos e limite acesso de cada um


O Orkut vai permitir a partir desta semana que os usuários do site dividam seus contatos em grupos diferentes e, partir disso, escolham que parte do perfil poderá ser visto por cada um dos internautas.

A ideia do Google, dono da rede social, é que ninguém deixe de usar a rede social por ter contatos variados no site. Dessa forma, é possível, por exemplo, mostrar as fotos de uma festa da faculdade apenas para os amigos de classe e restringir o acesso para contatos do trabalho ou da família.

Segundo Victor Ribeiro, diretor de produtos do Google, a mudança representa uma mudança no DNA da rede social.

- O Orkut deixa de ser uma rede social genérica e passa a ser uma rede segmentada em grupos sociais.

Os grupos são nomeados pelo próprio usuário e é possível escolher os principais, que poderão ser acessados rapidamente por meio de abas colocadas acima da área em que aparecem as listas de recados – o nome daquela lista aparece apenas para o internauta que a criou. Os grupos de pessoas poderão ser vistos apenas pelos amigos ou por toda a rede, de acordo com a opção de cada usuário.

Ao enviar um recado, também será é possível selecionar o grupo com o qual a mensagem vai ser compartilhada. Também vai dar para mandar o recado para vários contatos selecionando um a um. Isso é útil para combinar uma festa surpresa, por exemplo: o dono do perfil escolhe todas as pessoas que vão participar da comemoração e deixa de fora, obviamente, o homenageado.

Um sistema sugere automaticamente grupos a partir do cruzamento de informações entre os contatos.

As mudanças começam nesta terça-feira (24) e todos receberão a novidade (sem necessidade de convite) até o fim da semana. Assim que acessarem a rede social, as pessoas serão avisadas sobre o recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário