sábado, agosto 28, 2010

Presidente do TSE estará neste sábado em município do RN

Hoje, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, acompanha simulação de eleições com identificação biométrica no município de Nísia Floresta. O ministro percorrerá dois locais de votação para verificar pessoalmente o funcionamento do sistema que permite a identificação do eleitor, na hora de votar, por meio da leitura de suas impressões digitais.

Nísia Floresta é um dos 60 municípios brasileiros que utilizarão urnas eletrônicas com leitor biométrico. No Rio Grande do Norte, o município de Alexandria também utilizará esse recurso nas eleições gerais de outubro.

As eleições simuladas em Nísia Floresta irão encerrar os testes de identificação e votação realizados pelos tribunais regionais eleitorais. Há oito dias, por sugestão do TSE, os TER's testaram os sistemas e programas que serão utilizados no pleito de outubro, também por meio de eleições simuladas. Os testes ocorreram nas sedes dos tribunais, nos cartórios e também nas zonas eleitorais.

Foi uma espécie de ensaio de todas as etapas que envolvem a eleição, desde o cadastro eleitoral, passando pelo ato de votar, até a totalização dos resultados, para comprovar a eficiência do processo, certificando que o pleito nacional de outubro será um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário