sábado, julho 26, 2014

Sesap intensifica ações para melhorias no tratamento de pacientes com obesidade.

Com o intuito de definir o fluxo de atendimento aos pacientes com obesidade, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), através grupo condutor da Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas, tem realizado um intenso trabalho junto aos 167 municípios do Rio Grande do Norte. 

O grupo se reuniu mais uma vez com o município de Natal, a Central de Regulação da Região Metropolitana e com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) onde definiram as agendas para pactuação de serviços com todas as Regiões de Saúde no RN.

De acordo com a nutricionista, Erika Melo, coordenadora da Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas, atualmente o Rio Grande do Norte tem 750 pacientes com problemas relacionados a obesidade que estão na lista de espera por uma cirurgia bariátrica e que não seguiram o fluxo normal de atendimento. Segundo Erika Melo, esses pacientes devem passar, inicialmente, pela Atenção Básica (ações de prevenção e promoção da saúde), Especializada (tratamento ambulatorial e farmacológico) e, somente em último caso, pela Alta Complexidade (realizar a cirurgia bariátrica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário