segunda-feira, setembro 28, 2015

Robinson espera aprovação do pacote fiscal pela Assembleia até quinta.

O governador Robinson Faria espera que os deputados estaduais aprovem o pacote de reordenamento fiscal até a quinta-feira (1º), permitindo que novas taxas possam de tributos estaduais sejam praticadas já a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

“Até quinta-feira, espero que sim. Até porque o prazo que o scretário de Tributação me explicou é esse, sobre o limite que a lei prevê”, comentou o chefe do Executivo durante evento que debateu a transposição do rio São Francisco na Assembleia Legislativa.

A legislação prevê que novos tributos só podem ser cobrados no exercício fiscal do ano seguinte, nunca naquele em que a lei é aprovada. Ela também estabelece que deve ser respeitado o prazo de 90 dias para as mudanças passarem a valer.

Se quiser implantar a nova tabela a partir de 1º de janeiro, com aumento no ICMS, ITCD e outras taxas, o projeto que o governo enviou à AL deve ser aprovado até dia 1º de outubro.

Depois dessa data, obrigatoriamente, a arrecadação só poderá ser feita em fevereiro – se a lei for aprovada durante o mês de outubro – em março – caso a aprovação venha em novembro – ou abril – se o texto só passar na Assembleia em dezembro.

“Isso vai representar um impacto de R$ 20 milhões. Quer dizer, serão R$ 20 milhões que deixarão de ser arrecadados em janeiro”, explicou André Horta. Ele defendeu que a AL aprove o projeto em regime de urgência até a quinta-feira e, só depois disso, abra a discussão para emendar o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário