sexta-feira, julho 29, 2016

Governo afirma que UTI do Hospital Maria Alice, em Natal/RN, será reaberta.

Uma reunião de emergência realizada na noite ontem quinta-feira (28) com a presença do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria, secretariado e representantes do Ministério Público, resultou em garantias de que a UTI do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, será reaberta nesta sexta-feira (29). A unidade foi fechada na última quarta (27) por falta de pediatras devido a licenças médicas, aposentadorias ou férias.

Para garantir o cumprimento da escala de plantão dos intensivistas pediatras do mês de julho,  uma equipe extra foi cedida pela direção do Hospital Infantil Varela Santiago. “Nós demos uma resposta rápida na mesma intensidade que o problema exigia”, afirmou Robinson. “Não podíamos deixar que a situação se prolongasse mais por se tratar de vidas que precisam ser salvas e requerem uma atenção mais do que especial”, acrescentou.

Além disso, o governador afirmou que outros encaminhamentos foram tomados em relação à regularização das escalas de plantão dos intensivistas para os próximos meses, como a agilização de todos os processos administrativos para contratação emergencial dos profissionais que atuam nos leitos pediátricos, propiciando o funcionamento pleno do hospital Maria Alice.

Uma alternativa a médio prazo também está sendo considerada que é a realização de concurso público para provimento efetivo de médicos especialistas que atuem não só na unidade de saúde mas em outras do Rio Grande do Norte.

“Convocamos o Ministério Público também para esta reunião a fim de garantir que os procedimentos ocorram dentro da legalidade. Vamos continuar trabalhando para que não haja mais interrupção nas relações do poder Executivo com as cooperativas médicas, buscando alternativas para continuar avançando na saúde pública em relação às UTIs pediátricas, mas também em outras áreas essenciais”, enfatizou Robinson. “Em relação ao Maria Alice Fernandes, o diretor do Hospital Varela Santiago, Paulo Xavier, foi sensível ao nosso pedido para ceder os médicos necessários até que a situação desse mês seja resolvida e as crianças sejam plenamente assistidas”, encerrou o governador. Via G1/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário