A linha 4 do metrô do Rio, a maior obra de mobilidade da cidade desde
os anos de 1980, vai ser inaugurada neste sábado (30). Com 16
quilômetros de extensão, ela passa a fazer a ligação da Zona Sul à Zona
Oeste e deverá transportar, em média, mais de 300 mil pessoas por dia
quando estiver com operação total. Em agosto, ela irá atender somente
para o pública que irá assistir às competições olímpicas. População poderá utilizar a nova linha a partir de setembro.
Pelo projeto inicial da ligação da Zona Sul à Zona Oeste pelo metrô,
concebido por engenheiros alemães, a linha deveria ter ficado pronta em
1990, passando pelo Méier, na Zona Norte. Sua construção, no entanto, só
saiu do papel em 2010, como parte das obras de mobilidade com foco na
Olimpíada, e contemplou apenas o trecho entre Ipanema e Barra. As obras
consumiram mais de R$ 9 bilhões e foram marcadas por constantes atrasos.
No total, são seis estações da nova linha: Jardim Oceânico, São
Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da
Paz. O tempo de viagem entre a Barra e Ipanema é estimado em 13 minutos.
Da Barra ao Centro, 34 minutos.
Durante os jogos da Rio 2016 vão circular apenas seis trens pela Linha e
somente as pessoas com ingressos poderão utilizá-la. Apenas no dia
seguinte à paralimpíada, 19 de setembro, a Linha 4 estará aberta à
população, mas somente das 11h às 15h. O horário de funcionamento será
ampliado gradativamente. A expectativa é que até o final do ano a linha
opere com o horário completo do metrô.
Em entrevista ao RJTV, o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira,
ressaltou que o projeto da Linha 4 foi um grande desafio. " A gente fez o
maior túnel do metro entre estações metroviárias em rocha do mundo. A
gente passou a duas vezes e meia a altura do Pão de Açúcar entre São
Conrado e Barra. A gente entrou com a máquina inundada no Jardim de Alah
como se fosse um submarino. Foram feitas inúmeras reengenharias para
garantir essa entrega", disse.
A reportagem do RJTV fez uma comparação sobre o tamanho do metrô do
Rio. Ele ainda continua atrás dos metrôs de São Paulo e da Cidade do
México. Todos foram criados em 1968. O do México foi o que mais cresceu e
tem 225,9 quilômetros. O de São Paulo vem depois com 78,4 quilômetros. O
do Rio vem por último com 58 quilômetros. Via g1.
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