sábado, julho 30, 2016

Linha 4 do Metrô Rio, que liga Barra à Ipanema, é inaugurada neste sábado.

A linha 4 do metrô do Rio, a maior obra de mobilidade da cidade desde os anos de 1980, vai ser inaugurada neste sábado (30). Com 16 quilômetros de extensão, ela passa a fazer a ligação da Zona Sul à Zona Oeste e deverá transportar, em média, mais de 300 mil pessoas por dia quando estiver com operação total. Em agosto, ela irá atender somente para o pública que irá assistir às competições olímpicas. População poderá utilizar a nova linha a partir de setembro.

Pelo projeto inicial da ligação da Zona Sul à Zona Oeste pelo metrô, concebido por engenheiros alemães, a linha deveria ter ficado pronta em 1990, passando pelo Méier, na Zona Norte. Sua construção, no entanto, só saiu do papel em 2010, como parte das obras de mobilidade com foco na Olimpíada, e contemplou apenas o trecho entre Ipanema e Barra. As obras consumiram mais de R$ 9 bilhões e foram marcadas por constantes atrasos.

No total, são seis estações da nova linha: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. O tempo de viagem entre a Barra e Ipanema é estimado em 13 minutos. Da Barra ao Centro, 34 minutos.

Durante os jogos da Rio 2016 vão circular apenas seis trens pela Linha e somente as pessoas com ingressos poderão utilizá-la. Apenas no dia seguinte à paralimpíada, 19 de setembro, a Linha 4 estará aberta à população, mas somente das 11h às 15h. O horário de funcionamento será ampliado gradativamente. A expectativa é que até o final do ano a linha opere com o horário completo do metrô.

Em entrevista ao RJTV, o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira, ressaltou que o projeto da Linha 4 foi um grande desafio. " A gente fez o maior túnel do metro entre estações metroviárias em rocha do mundo. A gente passou a duas vezes e meia a altura do Pão de Açúcar entre São Conrado e Barra. A gente entrou com a máquina inundada no Jardim de Alah como se fosse um submarino. Foram feitas inúmeras reengenharias para garantir essa entrega", disse.

A reportagem do RJTV fez uma comparação sobre o tamanho do metrô do Rio. Ele ainda continua atrás dos metrôs de São Paulo e da Cidade do México. Todos foram criados em 1968. O do México foi o que mais cresceu e tem 225,9 quilômetros. O de São Paulo vem depois com 78,4 quilômetros. O do Rio vem por último com 58 quilômetros. Via g1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário