segunda-feira, setembro 05, 2016

Docente da ESUFRN publica pesquisa sobre violência doméstica.

A revista Open Journal of Nursing publicou na edição de setembro de 2016 (volume 6, número 9) o artigo Situations of Domestic Violence against Children and Adolescents in a Northeastern Brazilian Capital, de autoria da professora da Escola de Saúde da UFRN Eliane Santos Cavalcante, que trata sobre a violência doméstica contra crianças e adolescentes na cidade de Natal.

De acordo com a doutora, a motivação para realizar a pesquisa surgiu quando ainda atuava como enfermeira no Pronto Socorro Municipal Sandra Celeste e atendia um elevado número de crianças e adolescentes vítimas de violência. “Essa situação me inquietava muito, e precisava ser divulgada como forma de conhecimento, e de traçar estratégias para diminuir ou erradicar essa situação”, explica a pesquisadora.

Em seguida, Eliane Santos propôs a realização do estudo à coordenação do SOS Criança, programa extinto em 2014, ao qual as crianças e adolescentes eram encaminhados e prestava assistência social às vítimas e seus famílias em situação de vulnerabilidade social. “Depois de aprovado no comitê de ética, passei a coletar os dados, entre os meses de setembro e dezembro de 2013, nos boletins do próprio SOS Criança, totalizando 69 casos analisados”, esclarece.

O artigo está disponível na íntegra no endereço http://www.scirp.org/journal/ojn/ e foi escrito com a colaboração de outros pesquisadores, entre eles mais três professoras da ESUFRN, Lannuzya Oliveira, Cleonice Cavalcante e Izaura Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário