sexta-feira, setembro 09, 2016

UFRN concede título de Honoris Causa a físico norte-americano.

Após 40 anos de contribuição para a produção científica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o físico norte-americano Harry Eugene Stanley recebeu o título de Doutor Honoris Causa da instituição, por iniciativa do Departamento de Física Teórica e Experimental. A Assembleia Universitária de outorga aconteceu na última terça-feira, 06, no auditório do Hotel Praiamar, em reconhecimento à sua colaboração a pesquisadores do mundo e do Brasil.

Entre eles está o professor Madras Viswanathan Gandhi Mohan, que apontou a relevância do trabalho de Harry Eugene para o Departamento de Física da UFRN, com o qual interage desde a década de 1970 apoiando a produção científica e recebendo alunos em sua base de pesquisa na Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

“Ele é o autor mais citado em trabalhos produzidos na instituição, o que já comprova a contribuição acadêmica incontestável para o nosso departamento. Harry Eugene é um cientista sem fronteiras”, avaliou.

O reitor em exercício, José Daniel Diniz Melo, concedeu o título ao professor, considerado um animador incansável do ensino da física. “Este galardão é reservado a pessoas cuja trajetória tenha se revelado exemplar. Em nome da comunidade universitária, agradeço por tudo que o senhor representa e tem feito pela física, pelo ensino e pela formação continuada dos seus professores na UFRN”.

A homenagem foi recebida com alegria por Harry Eugene, que discursou em português para a plateia formada por estudantes, servidores e docentes da UFRN, entre eles o professor emérito e seu ex-aluno Liacir dos Santos Lucena.

“Venho expressar meu profundo agradecimento à UFRN e a todos os responsáveis por este momento. Para mim, o Brasil é um país muito especial e tem o povo mais encantador do mundo. Sejam sempre bem-vindos à Universidade de Boston”, declarou o professor.

Também prestigiaram a solenidade o Doutor Honoris Causa da UFRN, Constantino Tsallis, e a chefe de gabinete da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Suani Tavares Rubim de Pinho, representando o reitor João Carlos Sales Pires da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário