sexta-feira, setembro 09, 2016

Faceboook é criticado por remover foto histórica de 'menina de Napalm'.

O diário Aftenposten, maior jornal da Noruega, publicou uma carta aberta ao diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, criticando a decisão da rede social de censurar uma foto histórica da guerra do Vietnã, que mostra a menina Kim Phuc correndo nua para fugir de um ataque com o agente desfolhante napalm. No texto, o jornalista Espen Egil Hansen, o editor do veículo europeu, acusa Zuckerberg, segundo ele “o mais poderoso editor do mundo”, de “abuso de poder” no comando do site que se tornou o maior distribuidor de notícias e informações do mundo.

“Para ser honesto, eu não tenho ilusões de que você irá ler esta carta. A razão pela qual eu ainda assim faço esta tentativa é porque estou chateado, decepcionado — bem, na verdade até mesmo temeroso — com o que você está prestes a fazer com um dos pilares da nossa sociedade democrática”, escreveu Hansen. “Eu estou preocupado que o mais importante meio do mundo está limitando a liberdade, em vez de tentar estendê-la, e que isso ocasionalmente acontece de forma autoritária.

Há algumas semanas, o escritor norueguês Tom Egeland escreveu o artigo “O terror da guerra”, que foi publicado na página do jornal no Facebook junto com sete imagens que mudaram a história das guerras, incluindo a premiada fotografia tirada por Nick Ut no Vietnã. O jornal recebeu um e-mail do Facebook alertando sobre a publicação da foto e, antes mesmo da resposta do veículo, removeu a publicação.

Egeland reagiu, escrevendo um artigo criticando a remoção da fotografia e publicando-a novamente, e foi suspenso da rede, ficando proibido de publicar no Facebook por um período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário