quarta-feira, setembro 07, 2016

Onofre Lopes realiza exame inédito no Rio Grande do Norte.

No último mês, a equipe liderada pelo cirurgião geral, dr. Flaubert Sena, e composta pelos enfermeiros Thiago Camarotti e Mignum Andrade, apresentou imagens de uma ecoendoscopia, exame inédito no Rio Grande do Norte, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O primeiro equipamento de ultrassonografia endoscópica do Estado foi uma aquisição do Ministério da Educação (MEC) e vai beneficiar, inicialmente, os pacientes assistidos pela Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do próprio Onofre Lopes.

“O exame associa a endoscopia digestiva convencional com a ultrassonografia em um único equipamento e possibilita avaliar as camadas mais profundas do tubo digestivo, além de estruturas e órgãos adjacentes, como fígado, pâncreas e vesícula biliar. Além disso, é possível obter material através de punções dirigidas”, explicou dr. Flaubert.

“A tecnologia, que neste primeiro momento atenderá demandas internas do HUOL, já notabiliza-se, em outros estados, pela precisão nos diagnósticos, impactando em tratamentos mais eficazes para os pacientes”, destacou o cirurgião, que passou por treinamento no Hospital da Restauração, em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário