quinta-feira, março 14, 2013

A agilidade do rádio.

Entre a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina e a saudação do novo papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, que adotou o nome de Francisco I, cerca de uma hora se passou. Durante este período, emissoras de rádio e TV interromperam suas programações para transmitir ao vivo o resultado do conclave, direto do Vaticano. Mais uma vez, o rádio confirmou ser o veículo mais rápido. O anúncio na internet e na TV foi feito com um atraso de quase 2 minutos. 

A Bandnews FM e a CBN interromperam suas programações e dedicaram cerca de uma hora e meia de transmissão à cobertura do anúncio do novo líder da Igreja Católica. A emissora do Sistema Globo de Rádio contou com comentários de Walter Maierovitch, enviado especial para cobrir o Conclave, e Maurício Moraes e Thomas Pappon, da BBC Brasil. A jornalista brasileira Cristiane Murray, que trabalha na Rádio do Vaticano, também colaborou com a transmissão. 

Na TV, Globo News e Record News reproduziram imagens da TV Vaticano ao vivo. Os conteúdos foram usados também no G1 e R7, respectivamente. As emissoras também interromperam suas programações e boletins durante a tarde para se dedicar aos acontecimentos na Praça São Pedro. Nos portais brasileiros, a cobertura foi feita de maneira tímida. O IG publicou matéria na manchete com informações e galeria de imagens de agências de notícias. Yahoo tinha apenas uma “tarja” no topo da homepage no portal e transmitia imagens da TV Vaticano, assim como Uol, que contou também com comentários da equipe do canal de TV católico Canção Nova. A Folha.com deu manchete à escolha do novo papa, mas não informou o nome do sacerdote eleito. “Cardeais elegem argentino papa; é o primeiro latino-americano”, exibe o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário