quarta-feira, março 13, 2013

Deputados recorrem ao STF para anular eleição de Marco Feliciano na CDHM.

Parlamentares de vários partidos da Câmara protocolaram junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (12), um mandado de segurança solicitando a anulação da sessão que elegeu o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).

A ação, impetrada em conjunto com o escritório de Cezar Britto, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), afirma que a reunião da CDHM feriu o regimento da Câmara – no seu artigo 48 – ao restringir o acesso do público ao local da atividade sem que tal medida fosse objeto pelos integrantes da própria comissão.

No mandado de segurança os parlamentares pedem que o STF emita uma decisão em caráter liminar, para que a reunião do dia 7 de março, que elegeu Feliciano, seja imediatamente anulada.

“É inimaginável que, após a ditadura militar, uma comissão de direitos humanos faça uma reunião a portas fechadas, com barreiras nos corredores para impedir que a sociedade participe. Isso fere o regimento da Câmara e por isso vamos questionar a legalidade desta reunião”, explicou o deputado Domingos Dutra (PT-MA), que presidiu a CDHM em 2012.

São signatários da ação: Domingos Dutra (PT-MA), Erika Kokay (PT-DF)Janete Rocha Pietá (PT-SP)Luiz Couto (PT-PB),Nilmário Miranda (PT-MG), Padre Ton (PT-RO), Arnaldo Jordy (PPS-PA), Janete Capiberibe (PSB-AP), Jean Wyllys (PSol-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário