quinta-feira, março 14, 2013

Alice Portugal quer derrubar prova de virgindade em edital de concurso da Polícia Civil.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) solicitou, na manhã desta quinta-feira, audiência com o secretário da Administração do Estado da Bahia, Manoel Vitório da Silva Filho, para tratar sobre o item “abusivo e constrangedor” do Concurso Público da Polícia Civil. 

Hoje, na tribuna da Câmara dos Deputados, a parlamentar, única mulher da bancada baiana na Câmara, manifestou indignação quanto ao item do Edital do Concurso Público da Polícia Civil do Estado da Bahia, que dispensa o exame ginecológico para as mulheres com hímen íntegro, mas, ao mesmo tempo, exige que a candidata comprove a virgindade. 

“No momento em que a presidenta Dilma lança o programa ‘Mulher – Viver Sem Violência’, retorno para Salvador para pedir explicações ao secretário da administração da Bahia sobre o edital do concurso da Polícia Civil que exige atestado de virgindade em troca da dispensa da avaliação ginecológica detalhada”. 

Alice lembra que é comum em todos os concursos a exigência de exames pré-admissionais, entretanto, “nessa situação é um excesso, é um detalhe constrangedor que invade a dignidade da pessoa humana, a dignidade das mulheres”. 

Enquanto única mulher da bancada baiana na Câmara, a deputada defende que o item seja retirado imediatamente do edital, convocando o pronunciamento da Bancada Feminina e a intervenção da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário