quinta-feira, março 14, 2013

Brasil vira exemplo no combate à pobreza para ONU.

O Brasil conseguiu retirar milhões de pessoas da pobreza, levou outros milhões a integrar uma nova classe média mundial e se tornou referência em programas de transferência de renda a fim de reduzir a pobreza nas últimas décadas. Mesmo assim, o País patinou e permaneceu na 85ª posição no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU (Organização das Nações Unidas). O Brasil está nessa mesma colocação desde 2007.  

As informações fazem parte do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2013 do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que leva em conta o ano de 2012, divulgado nesta quinta-feira (14) na Cidade do México pela ONU. A nota do Brasil melhora todo ano desde 1990 e, na passagem de 2011 para 2012, passou de 0,728 para 0,730.

O representante do PNUD, Jorge Chediek, afirmou nesta quinta-feira (14) que o Brasil é um dos principais protagonistas das mudanças globais.

— O IDH do Brasil melhorou 24% nos últimos anos, muito mais que Chile, Argentina e todos os Brics. A nova realidade global mostra que o Brasil é um dos principais protagonistas dessas mudanças globais e representa países que podem, em muito pouco tempo histórico, mudar as condições de desenvolvimento de jeito radical.

A liderança do ranking pertence à Noruega, cujo IDH subiu de 0,953 para 0,955. A segunda colocada da lista é a Austrália, onde o IDH está em 0,938. Os Estados Unidos estão na terceira posição, com índice de 0,937. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário