A Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-RN) já visitou as seis cidades contempladas com o PRONATEC Copa na Empresa. O intuito foi mobilizar empresários da atividade turística a empregar seus funcionários nos 14 cursos oferecidos pelo Programa, com vista à preparação do Estado potiguar para receber bem o visitante e, principalmente, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é um programa do Governo Federal que abrange vários setores, sendo o pioneiro o PRONATEC Educação. O PRONATEC Turismo se dividiu em três vertentes: PRONATEC Copa na Empresa, PRONATEC Copa e PRONATEC Social. A SETUR é a demandante adjunta do Programa nesses três modalidades, responsável pela coordenação no 

Estado do Rio Grande do Norte. E a primeira modalidade promovida é o PRONATEC Copa na Empresa.
Mais de 800 vagas estão preenchidas. Os primeiros cursos se iniciam neste mês de maio. A carga horária mínima é de 160 horas. O aluno recebe ajuda de R$ 2 a hora aula. Os cursos são: governanta em meios de hospedagem; técnico de guia de turismo; agente de informações turísticas; espanhol e inglês aplicados a serviços turísticos; auxiliar de cozinha, recepcionista de eventos; monitor de recreação; organização de eventos; camareira em meios de hospedagem; garçom; padeiro/confeiteiro; e pizzaiolo.