quinta-feira, julho 21, 2016

RN tem 123 casos confirmados de microcefalia, diz Ministério da Saúde.

O Rio Grande do Norte tem 123 casos confirmados de microcefalia. É o que aponta o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde ontem quarta-feira (20). Com o número, o estado é o sexto com mais casos confirmados do país. Os dados foram colhidos até 16 de julho.

Ao todo 447 casos suspeitos de microcefalia foram notificados no RN, de acordo com o ministério. Além dos 123 confirmados, 201 casos seguem em investigação e outros 123 já foram descartados.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 3.182 casos suspeitos já foram notificados no país, com 1.709 confirmações. Os estados de Pernambuco, com 371 confirmações, Bahia (277), Paraíba (148), Maranhão (133) e Ceará (129) são os únicos que estão a frente do RN em casos confirmados.

No boletim, o Ministério da Saúde ressalta que está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central informados pelos estados, além da possível relação com o vírus da zika e outras infecções congênitas. O MS ainda adverte que além do vírus da zika, outros agentes infecciosos como a sífilis, toxoplasmose, rubéola e herpes viral podem causar a microcefalia.

O Ministério ainda orienta que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes. Via g1/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário