quinta-feira, maio 04, 2017

UFRN descobre que respirar pelo nariz ajuda memória.

Um estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade de Heidebelberg (Alemanha) concluiu que respirar pelo nariz influencia funções cerebrais associadas à memorização.

A pesquisa foi conduzida por Adriano Tort, do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), junto com Andreas Draguhn e Jurij Brankack, da Universidade de Heidelberg (Alemanha).

Em trabalhos recentes, esses pesquisadores demonstraram que, em ratos e camundongos, a respiração é capaz de organizar a atividade elétrica produzida pelo cérebro em padrões rítmicos conhecidos por ondas cerebrais.

Acreditava-se que as ondas no cérebro induzidas pela respiração ocorriam, exclusivamente, em áreas responsáveis pelo olfato. Contudo, a pesquisa germano-brasileira tem revelado que tais ondas cerebrais ocorrem em diversas outras áreas do cérebro, muito além das responsáveis por processar os cheiros.

Por exemplo, as ondas cerebrais induzidas pela respiração ocorrem no córtex pré-frontal, região relacionada com funções de tomada de decisões e, também, no hipocampo, parte envolvida na formação de memórias.

Publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, o novo estudo da equipe mostra que as ondas cerebrais induzidas pela respiração controlam a atividade de ondas cerebrais mais rápidas e de menor amplitude, conhecidas como oscilações gama.

“As oscilações gama foram previamente relacionadas a funções cerebrais como atenção e memória, e o fato de que a respiração é capaz de modulá-las sugere um possível mecanismo para seus efeitos sobre funções cognitivas”, afirma o professor Draguhn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário