sexta-feira, maio 05, 2017

CNBB critica ‘barganha sem escrúpulos’ na política.

Contra “agentes públicos e privados que ignoram a ética e abram mão dos princípios morais”, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou ontem quinta-feira (4) “O Grave Momento Nacional”.

Trata-se de um texto em que a principal entidade católica do país ataca “a relação promíscua entre interesses públicos e privados, razão primeira dos escândalos de corrupção”.

“É preciso construir uma democracia verdadeiramente participativa. Dessa forma se poderá superar o fisiologismo político que leva a barganhas sem escrúpulos.”

O documento foi lido por dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, no último dos dez dias da 55ª Assembleia-Geral da entidade. Nele não há citações à Operação Lava Jato, mas críticas ao quadro político nacional encharcam o conteúdo.
 
Em nota anterior, os bispos já haviam alvejado a reforma previdenciária proposta por Michel Temer. “Os direitos sociais do Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”, dizia o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário