A partir de julho, o novo sistema para
pagamentos de boletos começa a funcionar. Com o sistema, o boleto, mesmo
vencido, poderá ser pago em qualquer banco. Além disso, o cálculo de
juros e multa do boleto atrasado será feito automaticamente, o que
reduzirá a necessidade de ir a um guichê de caixa e eliminará a
possibilidade de erros no cálculo.
A Federação Brasileira de Bancos
(Febraban) tem feito a apresentação do novo sistema para empresas e
jornalistas em várias cidades. Hoje, foi a vez de Brasília. Na
apresentação, o diretor adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu,
lembra que a nova plataforma vem sendo desenvolvida desde o ano passado,
devido ao elevado número de fraudes em boletos. “A Nova Plataforma vai
trazer mais segurança”, disse. Ele acrescentou que o sistema atual tem
mais de 20 anos de existência.
Tadeu explicou que as informações de
todos os boletos emitidos pelos bancos estarão nessa nova plataforma
única, criada pela federação em parceria com a rede bancária. Na hora de
pagar o boleto, esses dados serão checados na plataforma. Se houver
divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o
consumidor só poderá pagar o boleto no banco que emitiu a cobrança, uma
vez que somente essa instituição terá condições de fazer as checagens
necessárias.
A Febraban defende que a nova plataforma
vai reduzir fraudes na emissão de boletos de condomínios, escolas e
seguradoras, por exemplo. A federação lembra que quadrilhas enviam
boletos falsos às casas, que acabam sendo pagos como se fossem
verdadeiros, gerando prejuízos. Há também casos de sites maliciosos que
emitem “segundas vias” com informações fraudulentas, além de vírus
instalados em computadores.
O diretor adjunto não soube dizer se os
boletos emitidos com esse novo sistema custará mais caro para as
empresas que contratam esse serviço dos bancos. Ele disse que como se
trata de uma polícia de cada banco, a Febraban não pode comentar sobre o
assunto.
Cronograma
A implantação da nova plataforma seguirá
um cronograma: a partir de 10 de julho, para boletos acima de R$ 50 mil;
11 de setembro, superior a R$ 2 mil; 13 de novembro, acima de R$ 200; e
em 11 de dezembro, todos os boletos. Segundo o diretor adjunto, esse
cronograma é necessário para evitar falhas no sistema.
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