quarta-feira, março 09, 2016

Chá de Ayahuasca, usado por Rian Brito, pode levar a doença permanente em casos raros.


Os pais de Rian Brito não têm dúvidas: o chá de Ayahuasca, conhecido como Santo Daime, foi responsável por desencadear mudanças no filho que culminaram no afogamento do rapaz, neto de Chico Anysio, numa praia de Quissamã. A afirmação dos atores Nizo Neto e Brita Brazil encontra amparo no que a ciência já desvendou sobre os efeitos dessa mistura dessas ervas.

— Os efeitos desse chá incluem alterações perceptivas e delírios que podem desencadear quadros psiquiátricos graves em pessoas com predisposição. Se usada em ritual religioso, há pouco risco. Mesmo assim, pode desencadear doença permanente — alerta o psiquiatra Jorge Jaber, especialista em dependência química pela Universidade de Harvard e assessor da presidência da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Para a maioria dos usuários, no entanto, não há prejuízo para a saúde a longo prazo. É o que afirma o professor de Psiquiatria da Unicamp Luis Fernando Tófoli, que desenvolve pesquisas com a Ayahuasca.

— No entanto, o uso do chá pode levar a transtornos mentais graves, como psicoses e transtornos bipolares, em pessoas com predisposição. São casos raros — diz Tófoli. 

Nizo relatou que o filho mudou completamente após tomar o chá e passou a ter delírios. “Entrou num delírio que tinha uma missão e que, para isso, não podia comer. Chegou a pesar 45 kg. Existe o Rian antes e depois da Ayahuasca, apesar de ele ter tomado só quatro doses”, desabafou, acrescentando que três psiquiatras confirmaram que o uso do chá está na origem das mudanças no jovem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário