quinta-feira, março 10, 2016

SINTE/RN: Secretaria não sinaliza acordo e greve de professores segue em Natal/RN.

A secretária municipal de Educação, Justina Iva, alegou nesta quarta-feira (9) a Lei de Responsabilidade Fiscal como principal argumento para a falta de pagamento de parcelas de um acordo firmado em 2013 com os professores de Natal. A categoria cobra as duas últimas parcelas. A falta de pagamento é o principal entrave para o fim da greve dos professores da capital.

De acordo com Justina Iva, o município ultrapassou o limite prudencial da Lei de responsabilidade fiscal, conforme balanço do último quadrimestre de 2015, publicado em 29 de janeiro deste ano.
“O município não pode mais aumentar despesas com o pessoal quando já compromete 51,3% de toda a receita líquida com despesa de pessoal. Natal já está chegando ao limite legal, quando ao invés de aumentar despesas terá que reduzir”, argumentou.

Sem avanços em uma rodada de negociações realizada semana passada, com a própria secretária de educação, os professores decidiram pela manutenção da paralisação em assembleia da categoria realizada na terça-feira.

Justina lamentou a decisão e espera que os professores tenham sensibilidade de avaliar os prejuízos provocados aos alunos com o alongamento da greve. Ela afirmou ainda que professores que teriam aderido à greve no início, já sinalizam retornar às salas de aula a partir da próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário