sábado, junho 04, 2016

Jovens cientistas realizam jornada em Natal neste sábado.

A democratização da tecnologia médica para torná-la acessível a todos os cidadãos e o avançar da incidência de transtornos mentais em razão de progressos tecnológicos são alguns dos temas que serão tratados em amplo debate científico, promovido por jovens pesquisadores potiguares, na manhã de hoje (4), em Natal.

Denominado de “Jornada Científica Jovem”, o evento vai reunir centenas de estudantes com idades entre 14 e 17 anos, que dedicaram os últimos meses a pesquisas aprofundadas acerca do tema “Tecnologia Consciente”. A exposição desses estudos, seguida de discussões abertas, dar-se-á no Complexo Educacional Contemporâneo.

Entre as pesquisas que serão debatidas durante o evento está a da jovem cientista Maria Luiza Azevedo, de 16 anos. Ela vai socializar estudo autoral sobre a democratização do acesso a tecnologias médicas e o quanto esses recursos estão de fato auxiliando no tratamento de pacientes de diferentes níveis sociais Brasil afora.

“No caso das próteses, por exemplo, usadas desde o Renascimento, notamos uma grande sofisticação desses aparelhos ao longo dos anos, porém todo esse progresso tecnológico permanece disponível de maneira restrita, fato que merece a nossa atenção e foi um dos objetos desse estudo”, adianta Maria Luiza.

Tecnologia, aliás, que tem auxiliado a conter o avanço da ocorrência de transtornos mentais na população brasileira, por meio de tratamentos modernos. Porém, seria a própria tecnologia um dos fatores para o crescimento dos casos dessas doenças no país? A resposta será dada na “Jornada Científica Jovem” pela pesquisadora adolescente Yasmin Luise, de 16 anos.

“A ansiedade é um mal psíquico que tem aberto portas para transtornos, no entanto, percebe-se que a causa de tanta aflição está associada ao mesmo contexto tecnológico do qual surgem soluções para os referidos problemas”, explica a estudante.

Para Irany Xavier de Andrade, educadora do Contemporâneo e responsável pelo evento, o objetivo da iniciativa é incentivar a pesquisa científica entre os jovens, tornando-os mais próximos da condição de promotores de conhecimento. “A socialização dessas pesquisas é uma rica oportunidade para acessarmos descobertas, mas principalmente para estimularmos a juventude pela busca por respostas e informações”, justifica ela.

O evento acontece das 8h às 13h, na unidade de Lagoa Nova do Contemporâneo. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário