quarta-feira, junho 01, 2016

Servidores protestam contra medidas de Temer para Previdência.

Servidores federais protestaram hoje (1º), em Natal, contra a extinção do Ministério da Previdência Social. O ato público aconteceu em frente à Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e foi organizado pelo Sindprevs/RN, sindicato que representa os trabalhadores federais em Previdência, Saúde e Trabalho no Estado.

De acordo com a presidente do Sindprevs/RN, servidora Fátima Caldas, a medida adotada pelo governo em exercício fragiliza o sistema previdenciário e é uma espécie de prenúncio da intenção de privatizar o Seguro Social. “O Governo demonstra a intenção de promover a privatização da Previdência, uma vez que o desmantelamento do órgão já começou”, considerou Fátima Caldas.

O protesto dos servidores encontra motivação na Medida Provisória publicada no dia 12 de maio, de autoria do presidente em exercício Michel Temer (PMDB), que desvinculou o INSS do Ministério do Trabalhou e o transferiu para a pasta do Desenvolvimento Social e Agrário.

Por meio da mesma MP, o Ministério da Previdência Social foi desmembrado e agora está vinculado ao Ministério da Fazenda, que acumulou ainda a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), o Conselho Nacional de Previdência Complementar, a Câmara de Recursos da Previdência Complementar e a Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev).

No Rio Grande do Norte, a medida atinge diretamente cerca de três mil servidores e novas mobilizações devem acontecer a partir de articulação da categoria. “Trata-se de um movimento nacional, com protestos nas principais capitais do país, em favor da Previdência Social e contra o seu fim”, explica Fátima, a presidente do Sindprevs/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário