sexta-feira, junho 03, 2016

Manifestantes fazem ato pró-Dilma e contra Temer no Centro do Rio.

Manifestantes fizeram, no fim da tarde desta quinta-feira (2), um ato em apoio à presidente afastada Dilma Rousseff e contra o presidente em exercício Michel Temer. O grupo se concentrou no Largo da Carioca e, por volta das 17h, saiu em passeata em direção a Praça XV. A manifestação seguia por volta das 21h, com shows de artistas da MPB.

Durante o trajeto até a Praça XV, o protesto interditou algumas vias do Centro, interrompendo momentaneamente o tráfego de veículos. A presidente afastada chegou pouco depois das 19h e subiu ao palco montado no local ao lado de outras mulheres, entre elas artistas e deputadas, que também discursaram.

Em seu discurso, Dilma criticou o governo Temer. Ela voltou a classificar de golpe o processo de impeachment e defendeu que as políticas aplicadas pelo novo governo não são as mesmas pedidas por aqueles que a elegeram com 54 milhões de votos.

"Fica claro nas gravações que eles precisaram tirar meu governo para impedir que as investigações de corrupção cheguem a eles. Esse golpe não é um tradicional, como se uma árvore fosse cortada por um machado. Nesse golpe, a árvore é tomada por parasitas corruptos ", disse.

No ato, organizado em sua maioria por grupos de defesa dos direitos da mulher, a presidente afastada ressaltou ainda a força feminina: "Como eu sou mulher, eles acham que mulher é frágil. Se fossemos frágeis, a gente não criava filho. Não trabalhávamos e criávamos as crianças. Não teríamos um trabalho, nos formaríamos numa faculdade. Se a gente fosse tão frágil, eu não seria a primeira mulher presidente".

Segundo os organizadores, o evento no Centro do Rio reuniu cerca de 30 mil pessoas. A Polícia Militar do Rio não faz estimativa de público.

Participavam do protesto militantes políticos, sindicalistas, artistas e ativistas que ocupam o Palácio Gustavo Capanema desde o dia 16 de maio. O grupo protestava contra o fim do Ministério da Cultura e mesmo após o retorno da pasta, mantêm a mobilização para se posicionar contra o governo de Michel Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário