sexta-feira, setembro 30, 2016

CGU leva aulas de cidadania e ética a mais de 5 mil alunos no RN.

O programa 'Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania', promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), vai atender 5.312 alunos no Rio Grande do Norte em 2016. Com material didático ilustrado com a 'Turma da Mônica', o programa busca disseminar entre as crianças valores relacionados à democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo.

Além de distribuir o material, a CGU capacita os professores para trabalharem os temas em sala de aula. Em 2016, 62 escolas públicas de Natal e Parnamirim participam do programa. O "Um por Todos e Todos por Um" começou em 2009 e já atendeu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1600 escolas em todo o país.

O objetivo é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres. Espera-se como resultado que se tornem adultos atentos aos atos dos governos e aptos a exigir transparência e efetividade dos governantes.

A CGU tem uma área de prevenção da corrupção com o objetivo de evitar que os desvios ocorram e incentivar o controle social através do envolvimento da sociedade no acompanhamento dos gastos públicos. Para isso, são feitas ações com vários grupos diferentes.

“As crianças têm grande importância nesse contexto, pois é difícil trabalhar conceitos de ética e cidadania em um adulto que não é sensibilizado para isso. Assim, pensando no futuro, realizamos ações para 'plantar a sementinha' da ética e da cidadania nas crianças”, explicou o coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção (NAP) da CGU do Rio Grande do Norte, Fábio Silveira.

De um modo geral, um profissional técnico enfrenta dificuldades de trabalhar temas complexos com crianças já que isso exige uma linguagem própria. O material usado no programa foi desenvolvido pelo Instituto Maurício de Sousa e traz um caráter lúdico para a aprendizagem. Os personagens da Turma da Mônica, velhos conhecidos das crianças, ajudam a criar o interesse dos pequenos pelo tema e contribuem para o entendimento dos conteúdos.

Além do material, a CGU oferece treinamento online para os professores que vão aplicar em sala de aula o conteúdo do programa. Para o coordenador do NAP, os professores são a essência do programa já que são eles que conhecem os alunos, suas dificuldades e capacidades.

“O professor também conhece a comunidade em que os alunos vivem, seus hábitos, etc. Assim, por mais que a CGU e a Fundação Maurício de Souza desenvolvam o material, e tenham ideia do que pode ser feito, só o professor vai saber aplicar os conceitos com seus alunos. Por isso, o programa depende da aceitação da escola e da dedicação dos professores”, disse Silveira. Via G1/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário