sexta-feira, setembro 30, 2016

Conheça o maior Circuito de Teatro Escolar do RN.

O III Circuito de Teatro Escolar acontecerá de 30 de Setembro à 28 de outubro. O projeto promove um intercâmbio teatral entre escolas através de uma circulação de peças produzidas por alunos. Além desta circulação nas escolas, haverá momentos abertos ao público como uma Cerimônia de Abertura no dia 30 de setembro às 15h e uma Mostra de Encerramento nos dias 25 à 28 de outubro, ambos na Cidade da Criança, com uma programação repleta de apresentações teatrais. Conheça mais sobre o projeto que neste ano alcança 30 escolas de 15 cidades de todo o estado.

Sabemos que o teatro, além de expressar nossas emoções e idéias, provoca reflexão, sensibiliza nosso olhar, muda nossa visão de mundo, promove o encontro entre as pessoas e também ajuda a reforçar o que se aprende em sala de aula. Por esses motivos tem sido frequentemente utilizado como prática pedagógica. Mas sabe aquela peça feita na escola com todo carinho e dedicação que envolveu estudantes e professores no planejamento, espetáculo de única apresentação e que vai parar na gaveta? Ou aquela escola que a maioria dos alunos nunca assistiu uma peça teatral?

Com essa preocupação, um grupo de estudantes e professores de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu o Circuito de Teatro Escolar que ano passado alcançou mais de 1600 alunos. Neste ano, sua terceira edição tem como tema “É preciso repensar e recriar a educação”. Através de uma circulação de peças produzidas por alunos sendo apresentadas em outras escolas, o projeto atinge seu objetivo principal de fomentar a criação artística no meio estudantil, abrindo espaço para que os estudantes da cidade do Natal e adjacências apresentem suas produções teatrais, buscando ainda estimular o interesse do público pelo teatro.

Entre junho e julho, alunos, professores e diretores inscreveram suas escolas em duas modalidades: ​ Grupo de Teatro, com algum espetáculo teatral, esquete, leitura dramática ou qualquer outro trabalho teatral;​ e Ponto de Circulação, que desejem receber uma apresentação em sua escola. Foram 48 escolas inscritas, das que selecionamos 30 distribuídas em 15 cidades tentando atingir as quatro zonas de Natal e municípios do interior.

A Fase Circuito será de 4 à 7 de outubro onde as escolas participantes terão a oportunidade de reapresentar seus espetáculos em outras escolas ou transformar suas escolas em palco durante o mês de outubro. Além disso, os grupos selecionados tiveram acompanhamento de estudantes de teatro que ministraram oficinas teatrais para preparar melhor os grupos pra a cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário