quarta-feira, setembro 28, 2016

Governo expõe quadro financeiro e aceita proposta de sindicatos sobre folha de pagamento.

No início da tarde desta quarta-feira (28), a equipe técnica do Governo do Estado recebeu a comissão de representantes dos sindicatos da administração direta e indireta, para conhecer os valores da folha relativa ao mês de setembro e apresentar sugestões para seu pagamento. Durante a reunião, o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira expôs a situação financeira do Estado e as razões da impossibilidade de definir um calendário de pagamento.

“A frustração de receitas já ultrapassa o montante de 300 milhões de reais neste ano. Tivemos queda significativa no Fundo de Participação dos Estados, fundo este que representa 40% das nossas transferências federais”, explicou, justificando por que ainda não é possível definir o calendário de pagamento do mês de setembro.  Ele lembrou, ainda, que os cortes no custeio vêm sendo feitos sistematicamente desde o início da gestão.

Depois de ampla discussão, foi acatada a sugestão da comissão para que o pagamento seja realizado para servidores ativos, inativos e pensionistas ao mesmo tempo, indistintamente, por faixas salariais.

O objetivo da comissão é divulgar as contas das receitas e despesas do Estado para que os servidores também possam opinar as prioridades de pagamento e decisões de forma democrática. Esta foi a primeira reunião do grupo, que deverá se encontrar mensalmente. Para a secretária Chefe da Casa-Civil, Tatiana Mendes Cunha, “essa transparência permite que os servidores possam acompanhar a situação de crise financeira que o Estado enfrenta e opinar sobre a melhor forma de enfrentá-la, afinal esse problema não é apenas do Governo, mas do Estado inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário