Dizer que
o YouTube é atualmente o maior serviço de compartilhamento online de vídeos é
quase uma obviedade. Mas a coisa realmente se torna interessante quando são
acrescentados alguns números e analogias, certo? Bem, conforme anúncio oficial,
o site conta atualmente com 1 bilhão de usuários únicos mensais.
Vale aqui
uma comparação com outro serviço onipresente: a mesma marca foi alcançada pelo
Facebook em outubro de 2012. Ademais, assim como a rede social, também o YouTube demorou oito
anos para alcançar a referida marca — o serviço foi inaugurado em fevereiro de
2005. Já o Twitter, formado em março de 2006, conta com 200 milhões de usuários
mensais ativos.
De acordo
com quem puxa as cordas no YouTube, o imenso sucesso do serviço online se deve
à ascensão da chamada “geração C”. Basicamente, trata-se de uma geração que se desenvolveu consumindo informação “onde e
quando quisesse” — o tipo de pessoa que assiste ao YouTube em vários aparelhos
distintos, com alternância constante, sendo ainda um público fortemente
orientado para a formação de comunidades online.
A referida geração seria também, de acordo com o site, a sua audiência central. Apelidados de “Gen C”, o grupo ainda serve como medida da popularização dos tablets e smartphones para o acesso a conteúdos da internet. De fato, 67% dos representantes da “geração C” acessam o YouTube em dois ou mais aparelhos, enquanto, para o público em geral, a porcentagem cai para 53%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário