A educação é o componente que mais avançou, entre 1991 e 2010, no
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). É o que aponta
relatório divulgado nesta segunda-feira, 29, pelo Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Em 1991, o Brasil possuía um IDHM
Educação de 0,279. Ao longo de duas décadas o País avançou 0,358 pontos,
chegando a um índice de 0,637 em 2010 – crescimento de 128% no período.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou o avanço na
educação dos mais jovens e ressaltou, também, a importância do
crescimento do fluxo escolar na construção do índice. “A grande
contribuição foi o fluxo escolar de crianças e jovens. Partimos de um
patamar muito baixo, mas tivemos grande evolução, o que é um dado
impressionante”, afirmou.
O relatório aponta evolução em todos os indicadores da educação. O
número de crianças de cinco a seis anos na escola, entre 1991 e 2010,
passou de 37,3% para 91,1%”, O total de jovens entre 11 e 13 anos
frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu no período: de
36,8% para 84,9%.
Já a taxa de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo
chegou a 57,2% em 2010. Duas décadas atrás esse indicador contabilizava
20% desta faixa da população. O total de pessoas entre 18 e 20 anos com
ensino médio mais que triplicou nas duas últimas décadas: o indicador
passou de 13% para 41%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário